Cuidados para correr e treinar no calor intenso :
Correr sob altas temperaturas requer alguns cuidados básicos que muitas vezes são esquecidos pelos corredores na hora de iniciar suas atividades físicas. Algumas provas são disputadas com forte calor, principalmente as provas que ocorrem no começo do ano. Entenda como o corpo se adapta ao clima externo para que a corrida ocorra com segurança sob altas temperaturas e umidade.
Segundo o professor( Newton Nunes, 1994.) Durante o exercício, o corpo humano está sempre trabalhando para manter a homeostase, ou seja, o equilíbrio fisiológico das funções vitais. Mas, em algumas situações adversas, há uma tendência à perda desse equilíbrio. O calor – altas temperatura e umidade – é um desses fatores desestabilizadores.
Correr quando está quente não é somente difícil. Pode ser também perigoso. Se o corpo não está acostumado à regular a temperatura corpórea, se as condições atmosféricas não estiverem adequadas à pratica da atividade, se a hidratação for falha e se o corredor apresentar sobrepeso, as chances de sofrer as conseqüências da hipertermia são maiores.( Professor Newton Nunes ,1994.)
O ser humano tem a capacidade de manter a temperatura corporal estável em ambientes com temperaturas extremas. No entanto, durante o exercício, ocorre um aumento da produção de calor interno por meio das contrações musculares e da aceleração do metabolismo, tornando a termorregulação mais difícil. Quanto maiores o volume e a intensidade do exercício, maior o calor interno produzido. Conseqüentemente, maior será a temperatura interna.
O calor em excesso pode nos trazer problemas simples e/ou graves como a Cefaleia, náuseas, delírios, confusão mental, irritabilidade e calafrios. Persistindo, isso pode aumentar para a diminuição da Pressão sanguínea, haja visto o maior encorpamento do sangue, pela baixa líquida, em função da sudorese profusa, vômitos, falta de coordenação motora e Frequência Cardíaca elevada.( Professor Paulo Tuche, 2005).
Fatores que influenciam a termorregulação:
-temperatura
-umidade relativa do ar
-excesso de peso corporal
-hidratação
-horário de treino
-capacidade de aclimatação
-roupas e acessórios adequados
- condicionamento físico
- suplementação
Referências :
* Professort Newton Nunes
Professor pelo Instituto do Coração de SP desde 1994.
Especialista em Reabilitação Cardiovascular pelo InCor.
Mestrado e Doutorado em educação física na USP.
Professor pelo Instituto do Coração de SP desde 1994.
Especialista em Reabilitação Cardiovascular pelo InCor.
Mestrado e Doutorado em educação física na USP.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA atividade física em altas temperaturas fora do padrão é essencial para que haja uma desnaturação de algumas proteínas, liberação de sais através das sudoreses, incapacidade de respirar. Com o nosso calor está cada vez mais quente , afeta-se cada vez mais o desequilíbrio da homeostase do corpo. E segundo pesquisas realizadas pela a Universidade de Tecnologia de Queensland, na Costa Leste da Austrália confirmam que altas temperaturas pode aumentar o risco de morte de coração, além de poder causar infarto e derrame, a exposição ao calor extremo é capaz de alterar a pressão arterial, a espessura do sangue, as taxas de colesterol e a frequência cardíaca, de acordo com uma pesquisa.Na opinião do professor Adrian Barnett, coautor do estudo, as pessoas também costumam cuidar mais da saúde durante o frio prolongado. Ele diz que passar algumas horas por dia em um ambiente de clima temperado – ou seja, mais ameno – já poderia ajudar a reduzir as mortes por doenças do coração e do sistema circulatório.E segundo pesquisas realizadas pela a Universidade de Tecnologia de Queensland, na Costa Leste da Austrália confirmam que altas temperaturas pode aumentar o risco de morte de coração, além de poder causar infarto e derrame, a exposição ao calor extremo é capaz de alterar a pressão arterial, a espessura do sangue, as taxas de colesterol e a frequência cardíaca, de acordo com uma pesquisa.Na opinião do professor Adrian Barnett, coautor do estudo, as pessoas também costumam cuidar mais da saúde durante o frio prolongado. Ele diz que passar algumas horas por dia em um ambiente de clima temperado – ou seja, mais ameno – já poderia ajudar a reduzir as mortes por doenças do coração e do sistema circulatório.
ResponderExcluirPara complemetar, durante a realização de atividade física, a produção de calor aumenta, a sudorese é acionada, ocorre intensa vasodilatação cutânea e há a inibição dos calafrios e da termogênese química. Apesar da eficiência dos mecanismos termorreguladores, as altas temperaturas ambientais e a umidade do ar, juntamente com o trabalho muscular extenuante e a falta de aclimatação, podem levar a pessoa ao estresse por calor. Este pode ocorrer tanto em ambientes internos quanto externos, seja em competições esportivas ou em determinados ambientes laborais. As doenças térmicas brandas mais comuns, ou seja, que não comprometem o sistema termorregulador são a síncope e o edema por calor. Já as doenças relacionadas com quadro de desidratação e hipertermia configuram-se como emergência médica, devendo ser prontamente identificadas e tratadas para evitar maiores complicações.
ResponderExcluirA quantidade de calor que os tecidos geram em repouso e durante a atividade varia. O exercício intenso é o fator que produz o efeito mais notável sobre o metabolismo. Em repouso, os músculos podem produzir até 25% do calor total do corpo; ao se contraírem, a produção de calor aumenta grandemente, por causa do aumento da taxa metabólica. Curtos períodos de contração muscular máxima em qualquer um dos músculos podem liberar, por poucos segundos de cada vez, até 100 vezes a quantidade de calor liberada no repouso. Considerando-se todo o organismo, o exercício muscular máximo pode aumentar a produção global de calor em cerca de 50 vezes o normal durante poucos segundos ou, se mantido por vários minutos, em cerca de 20 vezes o normal no atleta bem treinado, o que representa um aumento de 2000% em relação ao metabolismo basal (COHEN; WOOD, 2002; GUYTON; HALL, 2006).
GRUPO: Câncer e Exercício Físico
Exercícios em ambientes muito quentes sobrecarregam o coração, pois ao mesmo tempo em que se precisa de sangue irrigando os músculos que estão sendo usados, precisa-se de sangue para levar o calor até a pele, para então, ocorrer a evaporação e, com isso, haver o controle da temperatura corporal. Assim, fazer exercícios em ambientes muito quentes promove uma competição entre a pele e os músculos, fazendo o coração trabalhar muito mais( Aumento da Frequência Cardíaca) para tentar suprir os dois sistemas, uma boa hidratação deve-se iniciar durante o período de treinamento para simular o dia da competição. A hidratação não é apenas tomar bastante água, ou bebidas isotônicas minutos antes do treino ou prova . Deve-se hidratar pelo menos 6 a 4 horas antes do treinamento ou prova.
ResponderExcluirComentário feito pelo grupo Barreiras da atividade Física
Correr e treinar no calor intenso é submeter-se a diversos fatores que podem afetar a saúde. As altas temperaturas e a umidade do ar também podem levar a perda do desequilíbrio fisiológico das funções vitais. Além disso, durante o exercício a termorregulação se torna mais difícil dificultando conservar a homeostase. A umidade faz com que percamos mais água durante um treino, sentindo fraqueza, desidratação e a moleza no corpo. No final de uma prova ou treino longo, a temperatura interna atinge mais de 40ºC, caracterizando a hipertermia. O que pode determinar se essa elevação de temperatura irá acarretar danos ao organismo é a aclimatação adequada e o bom condicionamento físico do indivíduo. Quanto mais alta for à temperatura externa, maior será o desgaste do corredor. Quando a temperatura interna do corpo sobe, o suor age como um recurso de refrigeração: ocorre a vasodilatação que estimula as glândulas sudoríparas a iniciarem o processo de transpiração. Com os vasos dilatados, a pressão arterial tende a baixar, e a frequência cardíaca sobe. Quando a perda de líquido através da transpiração é muito intensa, o corredor pode ficar desidratado. Por isso, temperaturas mais amenas são as mais recomendadas para a prática da corrida. Em uma maratona, a atenção ao calor deve ser redobrada. É necessário se hidratar e listar os alimentos para uma alimentação adequada para esse tipo de clima.
ResponderExcluirGRUPO: Exercício Físico e Mal de Parkinson
Estou aqui para vos falar de um remédio natural que é
ResponderExcluirque lhe faz pensar porque é que o seu médico não lhe disse
sobre isso. Então, por outro lado, é bastante óbvio
porque é que o seu médico não o fez, porque essa não é a sua função, é
isso? Mas, a sério, promete-me que não vais ficar muito zangado
com o seu profissional de saúde, não é realmente a sua
falha. Eles só podem praticar o que lhes é dito
Quando a sua saúde está em risco, não há tempo para o Tom
tolice, tem de se chegar à causa e cortar
no início. Por isso, tem sofrido de gota dolorosa
ataques? Bem, permita-me que lhe dê um novo
perspectiva sobre a solução para as pragas que em tempos vos causei no vosso sapato até o meu amigo universitário me apresentar ao centro de ervas Dr Itua que cura o meu hiv/herpes depois de o ter bebido durante duas semanas, como instruído, o Dr Itua é um médico de ervas de África que tem o poder natural de curar as seguintes doenças: Herpes,Hiv,Hepatite B,Fibróide,Esquizofrenia,Cancro,Escoliose,Fibromialgia,Síndrome de Toxicidade Fluoroquinolona Fibrodisplasia Ossificans Progressiva. Fatal Fatal Fator de Insónia Familiar V Mutação Leiden, Doença de Epilepsia Dupuytren,Desmoplásico,Diabetes,Doença Celíaca,Doença de Creutzfeldt-Jakob,Angiopatia Amilóide Cerebral,Ataxia,Artrite,Esclerose Lateral Amiotrófica,Doença de Alzheimer,Carcinoma Adrenocortical.Asma,Alérgica
Como o Dr. Itua me garante que todas as doenças abaixo mencionadas garantem uma cura 100% permanente para todas estas doenças, acredito tanto no Dr. Itua porque ele me ajuda a curar o meu hiv/ herpes que tem sido o meu fardo na vida, por isso prometi ao Dr. Itua que testemunharei sobre o seu trabalho online depois de me curar e é isso que estou a fazer aqui, por isso, por favor, se sofre destas doenças não hesite em escrever ao Dr. Itua Herbal Center por e-mail: drituaherbalcenter@gmail.com ou fale com ele sobre o quesapp: +2348149277967.