"Diabetes é uma doença que
prejudica a forma como o corpo usa o alimento digerido para o crescimento e
energia. A maioria dos alimentos que comemos é quebrada em glicose, um tipo de
açúcar que fornece a principal fonte de energia para o corpo. Após a digestão,
a glicose passa para a corrente sanguínea. A insulina, um homônimo produzido
pelo pâncreas, ajuda a glicose a entrar nas células e converte a glicose em
energia. Sem a insulina, a glicose se acumula no sangue, e o corpo perde sua
principal fonte de combustível." (psych central)
A diabetes se divide em tipo 1 que
ocorre um bloqueio na produção de insulina e a tipo 2 que o corpo produz mas em
uma demanda pequena ao ponto de não suprir o que precisa. E tem como sintomas
fadiga extrema, náusea, infecções, perda de peso, visão turva, e cicatrização
lenta de feridas.
Tanto no frio quanto no calor a
diabetes tem que ter um controle maior pois as temperaturas alteradas quebram o
equilíbrio de uma forma que ocasionam outras doenças com rapidez.
A diabetes no calor pode ser um
incentivo para o desencadeamento de doenças relacionadas a temperaturas
elevadas, pois diabéticos possuem uma menor sudorese o que predispõe a
patologias como a convulsão e a ruptura de veias com o acúmulo de líquido no
plasma.
Além da sudorese, uma pesquisa
realizada nos EUA por Mayo Clinic no encontro anual da Endocrine Society
constatou que o controle glicêmico no verão é inferior ao normal, o que aumenta
o risco de desidratação.
"Uma temperatura de apenas 27°C
já pode causar um agravamento das doenças." (Sociedade Brasileira de
Diabetes)
O calor junto a umidade torna-se um
perigo aos diabéticos, pois a umidade dificulta a sudorese e com a menor
transpiração dos mesmos devido a doença complica mais ainda o resfriamento do
corpo assim tornando-se mais difícil a homeostase.
"Também os medicamentos para a
diabetes (incluindo a insulina) podem ser danificados pelo calor, dado que os
fármacos perdem a eficácia terapêutica quando expostos a temperaturas
elevadas." (Sociedade Brasileira de Diabetes)
No frio também é um perigo, pois os
diabéticos possuem uma imunidade baixa, aumentando as chances de doenças
respiratórias como bronquite e pneumonia, além de alergias e resfriados.
REFERENCIA:
www.psychcentral.com
www.diabetes.org.br
É importante que o diabético ingira muita água quando a temperatura estiver elevada, pois nesse momento perdemos muita água em nosso suor, nossa urina, na expiração e se não repormos água mais do que perdemos o corpo fica desidratado. E para o diabético isso é ainda pior, pois pode aumentar a glicemia, e acarretar complicações graves como a cetoacidose diabética.
ResponderExcluirAlem disso, com a temperatura alta as glândulas sudoríparas que são responsáveis pela produção de calor e por regular a temperatura corporal podem ser afetadas, fazendo com que o diabético tenha menos capacidade de suar e o corpo não consiga se resfriar quando a temperatura interna aumenta.
Por isso, é indispensável à ingestão de água, sucos, frutas e alimentos saudáveis nos dias quentes, é interessante também o diabético não se expor muito ao sol durante esses dias, e se ocorrer, sempre usar o protetor solar e hidratantes na pele, já que a pele do diabético é mais fina e mais ressecada.
Grupo: Gasto Energético
A diabetes é diretamente ligada a temperatura corporal, mesmo assim, muitos diabéticos desconhecem tal informação pesquisa recente realizada pela clínica descobriu que muitos desconheciam o risco maior de hipertermia e a necessidade de tomar precauções especiais.Num pequeno estudo, cientistas demonstraram isso ao comparar pacientes diabéticos e um grupo de participantes saudáveis à medida que eles eram expostos a aumentos de temperatura. Os participantes foram ligados a dispositivos que mediam a temperatura da pele, temperatura corporal e índice de suor.Quando as temperaturas subiram, o índice de transpiração dos participantes aumentou proporcionalmente; as temperaturas corporais continuaram constantes."Para os diabéticos, o suor pareceu se paralisar, independente de um aumento alarmante na temperatura corporal", escreveram os cientistas. "A incapacidade generalizada dos pacientes de diabetes de suar pelo corpo teve um efeito profundo sobre a temperatura corporal".Uma pesquisa realizada pela Mayo Clinic, no Arizona, mostra que pacientes de diabetes apresentam índices mais altos de eventos adversos - como hospitalizações, desidratação e morte - no calor.
ResponderExcluirComentario feito pelo grupo : Barreiras da Atividade Fisica
Vale ressaltar que o aumento de temperatura é um dos fatores de desnaturação de células, enzimas, entre outros, o que pode agravar mais ainda o estado de saúde de um indivíduo com Diabetes.
ResponderExcluirComo abordado no texto, indivíduos acometidos com essa doença acabam tendo dificuldade em sua sudorese, prejudicando a termorregulação corporal, e esta ausência da mesma pode gerar problemas relacionado a desidratação ou a hipertemia, que em casos mais graves pode gerar a morte do indivíduo, e essa falta da sudorese pode agravar uma alta temperatura corporal, ocasionando problemas em algumas funções corporais.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO tempo quente e os dias ensolarados do verão podem trazer sensações de fraqueza e até tonturas.Mas como já foi relatado, para quem é diabético essa sensação é ainda mais acentuada, devido à dificuldade de manter a temperatura do corpo em níveis equilibrados.Estudos comprovam que o calor também pode induzir a desidratação, o que aumenta o risco de hiperglicemia, o aumento da glicemia no sangue.Alem disso outro problema é o aumento da temperatura do corpo. Isso acontece devido a um comprometimento do sistema nervoso em razão da chamada neuropatia diabética. Desse modo o calor intenso pode representar um perigo para a saúde do diabético assim é necessário que o mesmo tome alguns cuidados:
ResponderExcluir- Actividade Física
Pratique Actividade Física de forma moderada, ao amanhecer ou ao entardecer.
Avalie a glicemia antes e após a atividade física e sempre que sinta necessidade.
- Medicação e Material
Mantenha a insulina a uso à temperatura ambiente (até 25ºC). A insulina danificada torna-se turva com uma coloração acastanhada, perdendo a sua eficácia.
A insulina, a medicação oral e os aparelhos de medição da glicemia capilar nunca devem ser mantidos em carros ao sol, sobre luz solar direta ou em locais que possam aquecer demasiado.
Grupo: Câncer e Exercício Físico
Estou aqui para vos falar de um remédio natural que é
ResponderExcluirque lhe faz pensar porque é que o seu médico não lhe disse
sobre isso. Então, por outro lado, é bastante óbvio
porque é que o seu médico não o fez, porque essa não é a sua função, é
isso? Mas, a sério, promete-me que não vais ficar muito zangado
com o seu profissional de saúde, não é realmente a sua
falha. Eles só podem praticar o que lhes é dito
Quando a sua saúde está em risco, não há tempo para o Tom
tolice, tem de se chegar à causa e cortar
no início. Por isso, tem sofrido de gota dolorosa
ataques? Bem, permita-me que lhe dê um novo
perspectiva sobre a solução para as pragas que em tempos vos causei no vosso sapato até o meu amigo universitário me apresentar ao centro de ervas Dr Itua que cura o meu hiv/herpes depois de o ter bebido durante duas semanas, como instruído, o Dr Itua é um médico de ervas de África que tem o poder natural de curar as seguintes doenças: Herpes,Hiv,Hepatite B,Fibróide,Esquizofrenia,Cancro,Escoliose,Fibromialgia,Síndrome de Toxicidade Fluoroquinolona Fibrodisplasia Ossificans Progressiva. Fatal Fatal Fator de Insónia Familiar V Mutação Leiden, Doença de Epilepsia Dupuytren,Desmoplásico,Diabetes,Doença Celíaca,Doença de Creutzfeldt-Jakob,Angiopatia Amilóide Cerebral,Ataxia,Artrite,Esclerose Lateral Amiotrófica,Doença de Alzheimer,Carcinoma Adrenocortical.Asma,Alérgica
Como o Dr. Itua me garante que todas as doenças abaixo mencionadas garantem uma cura 100% permanente para todas estas doenças, acredito tanto no Dr. Itua porque ele me ajuda a curar o meu hiv/ herpes que tem sido o meu fardo na vida, por isso prometi ao Dr. Itua que testemunharei sobre o seu trabalho online depois de me curar e é isso que estou a fazer aqui, por isso, por favor, se sofre destas doenças não hesite em escrever ao Dr. Itua Herbal Center por e-mail: drituaherbalcenter@gmail.com ou fale com ele sobre o quesapp: +2348149277967.